Em virtude das eleições municipais no ano passado, muitas prefeituras 
tiveram alterações nos gestores responsáveis pelo Bolsa Família. Para 
garantir comunicação efetiva entre os gestores e que cidadãos e diversas
 instituições da sociedade possam ter acesso a informações corretas e 
transparentes, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome 
(MDS) publicou em 8 de janeiro a Instrução Operacional 57. 
Nela, está indicado o procedimento completo para informar a mudança dos 
gestores, bem como a alteração do órgão responsável no município, equipe
 de gestão e instância de controle social. Essas e outras informações 
importantes para os novos gestores estão também no “Guia Rápido de Gestão", que já está disponível no site do ministério. 
O coordenador-geral de Gestão Descentralizada do MDS, Maurício Fleury, 
destaca que já foram recebidos mais de mil pedidos de alteração de 
dados. “A expectativa é que esse número aumente bastante com a 
divulgação dessas instruções simplificadas. É natural que os prefeitos, 
ao tomarem posse, alterem suas equipes e enviem as informações 
rapidamente.” 
Fleury lembra que os dados atualizados podem representar mais recursos 
transferidos para o município investir em melhorias na gestão do Bolsa 
Família. A Portaria GM/MDS nº 754, de 2010, estabelece um incentivo de 
2% sobre o valor apurado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal 
(IGD-M) quando a prefeitura tiver 100% dos dados da gestão municipal 
atualizados há menos de um ano. 
Em caso de dúvidas, os gestores podem acessar um dos canais de atendimento disponibilizados pelo MDS: 0800-707-2003 ou gestorpbf@mds.gov.br.