Para subsidiar os municípios e o Distrito Federal na utilização dos 
recursos para aplicação do Questionário de Identificação de Barreiras 
para o Acesso e Permanência na Escola, o Ministério do Desenvolvimento 
Social e Combate à Fome (MDS) publicou, no final do ano passado, instrução operacional com
 as informações necessárias para orientar os gestores. Os dados do 
questionário são utilizados como base para a elaboração de políticas 
públicas que ajudem os beneficiários do programa BPC na Escola a superar
 as dificuldades identificadas. 
 “É importante que os municípios e o DF tomem conhecimento de como podem
 aplicar os recursos”, reforça a coordenadora geral de acompanhamento de
 beneficiários do MDS, Elyria Credidio. O programa faz parte do 
Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tem por objetivo garantir que 
as pessoas com deficiência tenham acesso à educação.
As prefeituras recebem, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social
 (FNAS), R$ 40 por questionário aplicado e inserido no Sistema BPC na 
Escola. Por isso, elas devem estar preparadas para arcar com os custos 
iniciais das ações, como a capacitação da equipe técnica local. Ao todo,
 o MDS espera que sejam realizadas 150 mil visitas domiciliares, com a 
aplicação dos questionários, em 2013.
“Os gestores devem conhecer a forma de prestação de contas, pois assim 
como todas as despesas que são realizadas pelo município no âmbito da 
assistência social, elas devem ser incluídas no Demonstrativo Sintético 
Anual de Execução Física e Financeira”, destaca Elyria. Os recursos 
podem ser utilizados para impressão e montagem dos questionários, 
organização das visitas domiciliares, envio de correspondências, 
oficinas para familiares dos beneficiários e deslocamento dos 
entrevistadores, entre outras atividades.